terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bioluminescência

Hoje lembrei muito da infância. Quando eu era bem pequenininha, não muito diferente do meu hoje, eu costumava passar uns dias no trailer do titio e da titia. Tia Hilda e Tio Inácio gostavam de acampar e se eu não me engano o Camping ficava pelos lados de Itu. Era muito gostoso, todo aquele astral natural. Íamos as cachoeiras, e ficávamos de papo para o ar. Um ocorrido me marcou profundamente nesse tempo. Como sabem, o vaso sanitário do trailer não dá pra ser usado frequentemente, porém , não sei quanto aos trailers de hoje em dia, que devem ser mais modernos, mas na época tinha que esvaziar toda hora. Logo, usávamos mais os banheiros coletivos do Camping, mas para chegar até lá era uma caminhada.

Eu, tão pequenina. uma bela noite, resolvi ir ao banheiro coletivo sozinha e estava muito escuro, eu deveria ter uns 8 anos na época. No caminho um dos garotos que também estava no Camping resolveu me assustar e colocou uma daquelas dentaduras de vampiro. Pessoal, estava escuro e era noite, e de repente esse fanfarrão desse moleque sai por de trás de uma moita com a boca aberta e aqueles dentes enormes....por favor né! Juro que levei tamanho susto que sai correndo gritando e cheguei no trailer esbaforida, mais branca do que sou, e com meus cachinhos em pé....sim, ,eu tinha cachinhos...eu só sei que este dia meu xixi travou e não fiz mais xixi durante a noite, além disso, estava certa de que vampiros existiam.

Eu dizia para papai que eu havia visto os dentes..e eles eram tão reais. No outro dia, reconhecemos o garoto mas não me convenci de que não era um vampiro, pois na minha cabeça ele poderia se transformar durante a noite, mas de certo confundi a história do vampiro com a do lobisomem.

Mas vamos para a parte realmente boa e o por que de eu ter lembrado da minha infância. Hoje no trem, uma dita cuja ficou o tempo todo da viagem ouvindo um super som do momento. Sabe, eu não julgo gosto musical, tirando funk que é inevitável sair uma piadinha, mas convenhamos, as letras pedem...bom, voltando ao trem...e a dita cuja ficou ouvindo alto...super alto a tal da música dos vaga-lumes. A música é mais ou menos assim: "Vou caçar mais de um milhão de vaga-lumes por ai, pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor." ...Primeiro eu pensei: "claro que um vaga-lume poderia fazer uma Dama sorrir, pois são lindos...mas eu duvido esse cara achar tantos vaga-lumes. Hoje em dia está bem difícil. Qual a última vez que você viu um vaga - lume? Esse cara tá pirando com um milhão....Aliás, a população desses bichinhos está diminuindo e se quiserem saber mais seguem alguns links:
http://www.youtube.com/watch?v=LGlXlWivZ8I;
http://www.youtube.com/watch?v=9L6ZUGUk8wk;
http://www.youtube.com/watch?v=Xnhp9KwiIwM)

e a parte do pintar o céu de outra cor? avá né...ele já fica cinza, azul, azul escuro, rosa, laranja...quer pintar de roxo? quer um arco-íris agora?
Mas voltemos aos vaga-lumes. Fiquei pensando no brilho deles. Lá no camping eu via tantos...tantos ....em média 10....pra quem nunca esbarrava com um, 10 já era bastante. Eu ficava encantada com a bundinha brilhante deles.

Meu pai na época me falou que esse processo se chamava bioluminescência, que é a capacidade de alguns seres vivos emitirem luz. Claro que nessa categoria a gente não entra, apesar de seres vivos, não temos bunda brilhante, vertebrados de vida terrestre não apresentam bunda brilhante....mas seres vivos como alguns insetos, peixes, crustáceos, podem apresentar esse fenômeno invejável...sim eu qria ter esse brilho....mas não na bunda...escolheria outro luga...qual você escolheria?....Cuidado com os pensamentos.....

Agora parem de pensar e prestem atenção na explicação desse fato. A bioluminescência ocorre quando há transformação da energia química em energia luminosa. Ocorre o seguinte, uma tal de luciferina , uma molécula que estes bichinhos apresentam em seu organismo, é oxidada e gera molécula eletronicamente excitadas, que emitem luz. Esta reação é catalisada por uma enzima chamada de luciferase.

No caso do Vaga-lume o ATP também entra em ação. O que acontece é que nestes organismos a forma reduzida de luciferina se combina com o ATP (lembra da luciferase? ela tb catalisa aqui...) e forma um troço de nome grande: luciferil-adenilate; que se decompõe em luciferina oxidada, gás carbônico  e luz. Muita coisa né? Mas guardem que é a transformação de energia química em luminosa...

Estes vídeos são bem interessantes e explicam melhor o processo....assistam ....abraços exceto para os vampiros....ai que ódio desse moleque....

http://www.youtube.com/watch?v=hxP9JcJTggs
http://www.youtube.com/watch?v=L6_pqf7UaJs
http://www.youtube.com/watch?v=vGSYHyEVKNA
http://www.youtube.com/watch?v=7kyP0XsF0zM
http://www.youtube.com/watch?v=tQX3yK8aw3Y








Nenhum comentário:

Postar um comentário