terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os dentes brancos do mundo...e os olhos vermelhos? ops...

Olá macacada, hoje falaremos sobre aquele efeito estranho que aparecem nas fotos, principalmente com pessoas que tem olhos claros...o efeito que ninguém gosta porque parece macabro. Tem gente até que atribui esse efeito ao Sobrenatural. Estou me referindo aos olhos vermelhos que aparecem as vezes nas fotos em ambientes escuros. 

Bom acontece o seguinte...ou melhor...primeiro, analisemos a figura abaixo:

(Fonte: http://drerickabrasilmassa.site.med.br/index.asp?PageName=Anatomia-20e-20Fisiologia-20do-20Olho)

Vocês precisam prestar atenção nas seguintes estruturas: córnea, retina, nervo óptico, esclera e coróide. Agora você precisa prestar atenção em alguns itens para entender o processo.

Como a luz penetra no olho: 

É o seguinte, a luz penetra pela córnea...acharam a córnea?...e é percebida pela retina que envia o estímulo para cérebro por meio do nervo óptico (procurem na figura do lado direito). 

Vocês já perceberam que em locais onde há muita luz ou pouca luz, nossa pupila, a bolinha pretinha do olho, fica maior e menor? Acontece que quando há pouca claridade no local, a pupila aumenta para que uma maior quantidade de luz penetre ou seja captada pelo seu olho e em lugares com muita luz, ela se contrai para que não entre tanta luz em seu olhinho.

Esclera e coróide

A esclera é a parte branca dos nossos olhos, dá pra gente ver fácil fácil quando olhamos para alguém, e dá até pra notar alguns vasinhos sanguíneos nessa parte branca...olhem no espelho....

A Coróide fica pertinho da esclera e é rica em vasos sanguíneos, que nutrem a retina. 

Entendendo isso fica fácil desvendar o macabro olho vermelho.

Imaginem um ambiente escuro...um barzinho...Suas pupilas estarão dilatadas ou contraídas? ...Contraídas é claro....mentiraaaa....elas estarão dilatadas para que a luz penetre em maior quantidade, já que você está em um lugar escuro. Sabemos que neste local escuro, suas pupilas estarão dilatadas, mas se você resolver tirar uma foto pra postar no Instagram, o que acontecerá com suas pupilas quando o flash disparar?...lembrem que as pupilas estarão dilatadas porque precisam captar mais luz....

O que acontecerá?....nada....na verdade com a presença de luz, a  tendência da pupila é contrair, mas ela nem tem tempo para realizar esse processo, uma vez que o flash é tão rápido. Logo, a quantidade de luz que penetra em seu olho é grande...e ela é refletida pelo fundo do olho. Lembra da coróide? que fica no fundo do olho? Lembra que ela é repleta de vasinho sanguíneos? logo....ela apresenta sangue certo? pois é....e é por isso que a cor vermelha é refletida. A luz entra, bate nos vasinhos e é refletida (vermelho) devido a presença de sangue neste local. 

Deste modo, quanto mais escuro o ambiente, mais dilatadas as pupilas ficam e maior é o efeito dos olhos vermelhos. 

Pessoas com olho azul ou verde, apresentam maior facilidade para apresentar estes olhos vermelhos nas fotos. Acontece que estas pessoas com olhos claros apresentam pouca melanina no fundo do olho e com isso, o reflexo da cor vermelha proveniente dos vasinhos é mais evidente.

Além disso, existe o lance do ângulo do flash com a lente. Quando a luz do flash apresenta o mesmo ângulo da lente este efeito de olhos vermelhos é marcante, em ambientes escuros. Quanto mais próximo o flash estiver da lente, maior é a probabilidade da luz refletida ser capturada pela câmera. 

....Mas como pra tudo tem um jeito....

Existem alguns macetes para reduzir este efeito de olhos vermelhos. 
Algumas câmeras apresentam disparo de flash diferenciados, ou seja, o flash dispara duas vezes. O primeiro flash tem a função de estimular a pupila a contrair e o segundo flash é disparado para iluminar o ambiente e a fotografia ser registrada. 

Mas se você não tem uma câmera como esta, você pode fazer o seguinte: Pega uma lanterninha ou a luz do celular mesmo e ilumine seu rosto...assim a pupila já vai se contrair um pouco. Outro método é colocar o flash longe da lente, para diminuir o ângulo com o qual a luz penetra em seus olhos, deste modo evitará que a luz seja refletida de volta para a lente.

Ah uma coisa interessante, em crianças a pupila se dilata mais depressa e o efeito do olho vermelho é mais evidente do que em adultos. Quando um olho de uma criança sai com efeito vermelho e o outro olho não reflete este efeito e reflete o branco, é um indicativo de problemas. Geralmente crianças que apresentam esta situação podem ter um tipo de câncer chamado de retinoblastoma.


Por hoje é só....abraçooos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário