quinta-feira, 1 de abril de 2010

Me pergunto em que ponto perdemos o foco!

É tanta coisa que vem na cabeça que nem sei como organizar as idéias e nem como começar a escrever. E estas reflexões vêm ainda com mais força nessa época do ano. Engraçado, tava conversando com um amigo meu, o Caio Picolomini Buongermino, e ele me falou: saimos da era do Geocentrismo para vivermos na era do Egocentrismo...e isso acarretou uma discussão pra lá de grande!rs...Mas ele tem razão... A Terra era considerada o centro do Universo, o Homem sempre foi considerado o centro do Universo, mas eu pergunto, e os outros animais? São menos importantes que a gente? Por que o homem quer dominar o mundo??? Vivemos e nunca saimos da era do "EGOISCENTRISMO".

O homem pensa que é esperto só porque tem um cérebro um pouco mais desenvolvido que os outros animais, mas que cérebro é esse que polui onde come, o que come, e o que bebe? Uma vez li na revista Super interessante a seguinte frase: "o ser humano tem o cérebro mais desenvolvido que o macaco, mas o macaco não destrói o ambiente que vive". Cavar a própria cova não parece ser muito inteligente.

O ser humano constrói e realiza ações sempre pensando em seu próprio benefício. Na época da Revolução Industrial, o crescimento econômico era o único pensamento, nenhum estudo ou mesmo uma simples observação foi realizada, para saber quanta interferência este crescimento causaria na vida dos bichinhos.

É rapaziada, a selva de pedra foi criada e a casa do pica-pau, do Alvin (o esquilo) e até do estressado Pato Donald foi detruída. Conquistamos um espaço que na verdade nem era nosso, chegamos bem depois, mas tomamos conta de tudo e expulsamos os verdadeiros moradores. Crueldade? isso ainda não é nada.

Essa semana, passando pela ponte da Cidade Universitária, vi uma família de Capivara. Amo capivaras, acho lindas, mas a cena foi realmente triste e isenta de beleza. Duas capivarinhas nadavam no Rio Pinheiros, rodeadas de garrafas pets e o pior....rodeadas de COCÔ...nossos COCOS! Pensei, "Engraçado, o coco é nosso, a sujeira é nossa, crueldade elas estarem lá...crueldade...a gente atrapalha tudo..a gente só pensa na gente, ou melhor, a gente só pensa no agora e nos benefícios DO AGORA e não estudamos o que pode acontecer no futuro!...bem feito pra gente sofrer com Aquecimento global.

O ser humano consegue "atrapalhar" o ambiente até quando fica doente. Acredita que uma parte do remedinho que você ingere porque está com uma ligeira dor de cabeça sai no seu xixi? E o xixi vai pra onde? Pro esgoto, e depois? Para nossas grandes e ilustres Estações de Tratamento de esgoto! Uma pena elas não apresentarem aparelhos tão eficazes na retirada destes remedinhos! Senhora Kita, a hipocondríaca, manera ai nos remedinhos poxa, senão a dose diária recomendada do tal remedinho vai ser ultrapassada ao beber os seus 2 litros de água, uma vez que estes remedinhos por não serem barrados nas Estações de Tratamento podem até chegar na água potável....tá... exagerei um pouco na dose a ser ultrapassada, mas o assunto é sério.

Agora outra coisa que eu não consigo entender é o povo que joga sujeira nas ruas. Uma vez estava no ônibus e o Cascãozinho e a Cascuda resolveram comer um chiclete. Adivinhem o que eles fizeram com o papel do chiclete? Aposto que acertaram....eles jogaram no chão do ônibus e PASMEM a lixeira do ônibus estava do lado do cidadão. Fizeram isso sem pudor, na minha frente, masss ......ARAAAAAAAAAAAAAM eu estava de óculos escuro e observava tudo e todos e com uma delicadeza extrema peguei o papelzinho derrubado pelo cidadão Cascão e a cidadã Cascuda e joguei no lixo....ainda pedi uma licença para o Cascão que tava apoiado na lixeira....bom, melhor lugar pra ele não há não é mesmo?

A coisa tá feia mentes que viajam no lixo dos pensamentos egoistas!...pessoas do bem....tá na hora da gente acordar e fazer a diferença! Mesmo que as ações parecam ser pequenas diante de um problema imenso global, elas podem fazer grande diferença....vamos manerar ai no desperdício da água, é certo que a água não vai acabar, existe um ciclo, mas a qualidade da água está bem comprometida.

Falta água potável, sobra água poluida, contaminada. Falta educação, e daquelas que vem do berço! Falta comprometimento com um ambiente, com os animais. Antes eu me perguntava onde foi que perdemos o foco, o ambiente não era tão poluido, tudo bem que a população era bem menor, mas esquecemos algo lá atrás....hoje eu me pergunto: Será que tivemos um foco além do se dar bem e passar por cima de tudo?

Espero mesmo que o mundo melhore...espero mesmo que minha sobrinha possa ver um mico leão-dourado, uma baleia, ou uma arara azul, um panda...espero que ela veja além das cores cinzentas, que ela veja o colorido de uma flor e o verde de uma árvore quando crescer.

Espero que ela ainda veja as borboletas!....









3 comentários:

  1. Sim esse texto deveria seguir de exemplo,pq outro dia tb eu fazendo a prova do concurso a mulher comeu,o chocolate e não teve coragem,de jogar o palel no lixo,ele caiu no chão,e pasme a mulher não pegou,quando terminei a minha prova,fui la e joguei o papel.
    Outro dia passeando com o foguinho,um rapaz jogou a garrafinha pela janela,ai quando tem echentes,o povo acha que não tem responsabilidade nenhuma,oque falamos pra pessoas assim?
    Esse texto esta mto bem feito assim como os outros,bjos de sua fã Carolzinha

    ResponderExcluir
  2. Nessinha !! Você se supera a cada artigo!! É triste mas é verdade...nosso planetinha está pedindo socorro !! Aqui em Peruibe não é diferente , pois quando vou passear na praia com o Wal costumamos levar alguns saquinhos para catar....lixo...isso mesmo..conchinhas ? nem pensar, pois elas estão disputando espaço com muuuuito lixo...e estão perdendo a briga.E assim como você fez com o "Cascão", nós também pedimos licença aos "Cascões e Cascudas" na areia para pegarmos o papel do sorvete do filhinho, ou a garrafinha de água da madame , etc e tal !!Tal como o colibri que tentava apagar um incêndio com o biquinho, vamos tentando fazer um pouquinho né ?
    Parabénnnnnsss ! Seu blog é uma delícia !! bjsss!

    ResponderExcluir
  3. Não coloquei como seu seguidor por conta das atualizações frequentes apareceriam no meu e-mail, mas coloquei o seu Blog no meu, como preferidos, assim, posso controlar melhor meus acessos OK ? Quanto ao seu post, já "conversamos" a respeito por e-mail no início deste ano lembra ? Bem, continuo com a mesma tese: Existe um ciclo irreversível que já se iniciou de auto-ajuste das forças da natureza para preservar o planeta... Sai de baixo, aqueles que sobreviverem terão muito trabalho de reconstrução... Pena.

    ResponderExcluir