sexta-feira, 2 de abril de 2010

Quanta lamera!

Olá Senhoras e sem dores!!!! Hoje mamãe fez no almoço, um lindo prato de couve-flor ao molho branco. Eu gosto muito deste prato, porém o preparo é sempre uma tortura. Imaginem a casa inteira cheirando a....a.....couve.....pum.....podre.....couve.....gases!...



O fato é que este cheirinho nobre agradável fez lembrar de uma bela viagem que fiz em 2005. Eu e minhas amigas, Angela Santos Oliveira e Marie Higashi, fizemos o curso "Noções Básicas de Oceanografia" no Instituto Oceanográfico na USP e como complemento do curso, fizemos uma viagem para Base de Pesquisas da USP em São Sebastião. Minha amiga Marie não pode ir infelizmente. Fui com a Angela e os demais alunos.










Viajamos em uma turma de 20 alunos mais ou menos e os quartos eram para quatro pessoas. Eu e Angela ficamos no mesmo quarto com mais duas doidinhas...rs...uma delas era veterinária e lembro muuuuito bem dela principalmente porque ela cantava incansavelmente pela madrugada a seguinte canção: "PODE DORMIR, PODE COCHILAR, POIS SEU SONO EU VOU ATRAPALHAR BUM BUM BUM BUM"...O BUM BUM BUM BUM era o barulho do tambor que ela queria reproduzir batendo com suas Havaianas na madeira da cama. Situação engraçada e ao mesmo tempo um pouco desagradável, porque foram duas noites com esse som....rs....mas ela é gente boa e super alto astral.



Passamos o fim de semana na "Base" tendo aulas práticas. Pegávamos os peixes em alto mar e abríamos os coitadinhos para observar os órgãos e entender melhor a biologia do bichinho. E de almoço era sempre: PICADINHO....sim, de carne moida....uaduashdua e eu fui querendo comer peixe...rs...mas a comida era muito boa.



De noite a gente passeava pelo Centro minúsculo de São Sebastião, e eu nunca vi tanta gente maluca reunida em um mesmo lugar. A Dona Crazy tava tendo uma DR com um poste de luz! Mulheeeeeres, não perdoam nem mesmo o POSTE! Passamos a noite pelo centro e a DR foi além da nossa retirada...rs..sinto pelo POSTE.


Antes de chegar a São Sebastião ouvi dizer que era a terra da pinga e depois da primeira noite passada no local, cheguei a conclusão de que realmente é a terra da pinga. Havia pinga de todos os gostos e para todos os gostos. Eu não tomei, mas a Angela tomou por mim, mas acreditem....nem com tanta pinga ela conseguiu dormir ao som do: POOOOODE DORMIR...etc.


No último dia de aula, fizemos uma visita ao Mangue. Aquele lugar cheio de lama e com cheiro de gases.....de couve, cheiro que me trouxe essa lembrança. Geralmente as pessoas não entendem o grau de importância dos Mangues, mas é complicado mesmo dar importância a algo que fede, que parece ser sujo, mas o fato é que os manguezais, por apresentarem grande quantidade de matéria orgânica são importantíssimos para os estuários e contribuem para a produtividade primária na zona costeira. Pois é, o fedidinho ai é considerado um dos ecossistemas mais complexos, mais férteis e diversificados do planeta. Especialistas dizem que os mangues são verdadeiros "berçários naturais" tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para aves, peixes, moluscos e crustáceos, que podem se reproduzir neste ambiente.



Mas porque o Mangue é tão fedidinho???? O solo do manguezal é úmido, lodoso e pobre em oxigênio, mas é muito rico em nutrientes, tem muita matéria orgânica em decomposição, tá ai o porque do cheirinho desagradável, culpa da matéria orgânica em decomposição. Apesar de fedidinho, o lugar é fantástico e muito interessante, principalmente no que se refere a adaptações da vegetação.



Devido a pobreza de oxigênio, o maguezal apresenta árvores com características particulares. Alguém já viu uma goiabeira ou uma Quaresmeira do manguezal? Acredito e espero que não né? Bom, estas árvores não apresentam as adaptações necessárias para sobrevivência neste ambiente.



As árvores que vivem no fedidinho apresentam rizóforos, estruturas que muitas vezes são confundidas com raízes aéreas pelo seu formato, mas que na verdade apresentam características anatômicas de caule. Um exemplo de árvore que apresenta essa característica é o mangue-vermelho (Rhizophora mangle). Esta árvore apresenta rizóforos que crescem com geotropismo positivo e constituem um eficiente sistema de sustentação.


Mas as adaptações não param por aqui, não podemos esquecer dos pneumatóforos, presente no "Mangue preto". Os pneumatóforos são raízes que partem de outras existentes no solo e dirigem-se para a atmosfera, elas ficam espetadinhas no solo, parecem palitinhos. São bem importantes para captação de oxigênio que acontece mediante pequenos póros presentes nestas raizes, denominados lenticelas.




Bom, andamos a manhã inteira pelo Mangue, lembro que aquele dia eu fui pulando de raiz em raiz ops....de caule em caule (rizóporos) para maior segurança, afinal, solo lodoso, Vvanessa afundando...imaginem......imaginem o que aconteceria se eu afundasse? Devido meu défict em altura já dá até pra imaginar.






Minha amiga Angela caminhava ao meu lado sempre e ela tem o dobro ou até o triplo da minha altura, não pessoas....ela nem é tão alta assim....ela tá na média, eu é que sou baixa. Seguíamos pelo Mangue conversando, e a Angela gosta de uma prosa, porém em um momento ela se calou! Achei estranho e olhei para o lado a procura da cidadã, na verdade olhei para cima a procura da Angela , mas nada encontrei. Foi somente quando olhei para baixo que BINGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ela estava lá.......praticamente ENTERRADA!Tadinha da Angela, mas retiramos ela de lá com rapidez.











Após esse imenso divertimento voltamos para a Base e fomos batizadas. Cada aluno recebeu o nome de um peixe e adivinhem o nome do meu peixinho???? Fui batizada de "Peixinho anjo"....rs...não sei porque as pessoas insistem, afinal, como postado no primeiro tópico, de anjo eu realmente não tenho nada, mas deve ser atribuido aos olhos que mamãe e papai me deram.







O batizado não foi realizado com água do mar não, muito menos com água benta, ele foi realizado com a lama do Manguezal, éeeeeeee Galerinha, Lama fedidinha do Fedidinho. Eu me lembro que na volta para São Paulo eu ainda sentia o cheiro característico do Mangue pelo ar. Demorou um pouco para eu me libertar deste cheiro, mas nunca da lembrança de uma ótima viagem, prazerosa aprendizagem e agradável companhia!...Valeu, e se pudesse....voltaria.... até afundaria com você Angela....deve ter sido uma sensação e tanto...rs....Boa semana pessoal.












Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk olha u não sei se comento ou se dou risada,do fedidinho haahah oque eu digo que foi uma aventura heim Vanessita tenha certeza como dois e dois são quatro que brega falar isso,haha mas vcs se divertiram demais hauaua eu to imaginado a Angela atolada kkkkkkk o batizado, eu fico rindo aqui,bom se fosse eu que tivesse atolado,depois do banho vvs iam me perguntar Carol a lama não saiu dai, eu ia dizer não eu sou pretinha mesmo kkkkkkkkk,ai ainda vou ser presa desse jeito kkkkkkkkkkkkkk adorei a aventura de vcs hah

    ResponderExcluir